Parte II - Formação de Instrutores



Parte II


Em minha segunda palestra no RJ no ano de 2016 foi me dado um tema polêmico : Uso de material “Flango” nas unhas naturais. Logo para quem haviam pedido isso, para a polêmica, eu, como muitos gostam de chamar por aí. Era eu x 120 manicures, fui assim mesmo.
Desse assunto foi dando abertura para outros e outros e assim surge o texto tão problemático e polêmico: Luto pelas manicures – A prostituição no mercado das Unhas. Juro que eu não imaginava que eu iria atingir uma grande galera, e surge assim o fã clube Todas contra Mila, e eu? Estava nem aí.


E assim, 1 ano depois, cá estou eu novamente com mais um assunto pra lá de POLÊMICO:


Instrutoras e seus cursos.
Cursos de Instruroras
Instrutoras X alunos
Metodologia x Didática
Ética xXPostura
Faz o seu X Deixa eu que faço o meu
Importante é ter dinheiro X Eu quero é aparecer
Toma conta da sua vida X Eu tomo da minha


Poderia passar horas aqui inventando Títulos, mas vamos ao que se é importante.


Qualquer profissional da área hoje pode dar cursos se intitulado como Cursos Livres ( clica nesse Link e entenda um pouco mais sobre o que é ), eles são válidos pelo MEC. Mas será que todo profissional está apto para isso?

Mas Mila, eu trabalho a X anos e nunca tive problema, eu posso dar aula né?
Gente, entendam uma coisa, trabalhar mil anos na profissão, não quer dizer que você saiba ensinar. Infelizmente o que vemos muito no mercado hoje é uma aluna aprendendo hoje e amanhã já está lá no Youtube ensinando, o que será que estão fazendo com a nossa profissão? Ela era linda, estava sendo valorizada, isso me deixa triste.
E para piorar, estamos no Boom de formação de Instrutores, agora todo mundo resolveu deixar de dar aula para aluno e resolveu dar aula para Instrutor, com respaldo de que me diz?
Bora lá, vou me garantir aonde estive há 10 anos atrás, em sala de aula para virar PROFESSORA, e para minha professora me ensinar a ser professora, ela teve que fazer no mínimo uma pós graduação. Agora com base em que vocês “Instrutores Independentes” estão formando outros instrutores independentes?

Já ouviram falar em Didática Geral?


“ Didática Geral é aquela que estuda os princípios e as técnicas que devem ser aplicadas de um modo geral ao ensino de qualquer matéria ou disciplina. Estuda os problemas de ensino de um modo geral sem se ater as minúcias pertinentes a esta ou aquela matéria.”


E Metodologia, já ouviram falar?
“A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim.
Com o objetivo de analisar as características dos vários métodos indispensáveis tais como: avaliar capacidades, limitações e criticar os pressupostos quanto sua utilização.”


Tanto a Didática como a metodologia estudam os métodos de ensino. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Podemos dizer que a metodologia nos dá juízos de realidades, e a Didática nos dá juízo de valor.


Além da Didática e Metodologia, temos o estudo da Sociologia, projetos pedagógicos e psicóloga da aprendizagem. Tudo isso ou muito pouco?


O que quero dizer é que nenhuma dessas técnicas de Ensino / Aprendizagem se aprende em Cursinho de 6/12 horas com manicures que resolveram virar professora e ensinar a Instruir, essas técnicas são ensinadas em sala de aula de verdade, em Cursos Técnicos ou de Nível Superior.
Pensem na responsabilidade que vocês tem em mãos achando que é simples sair ensinando aí o outro a ser instrutor, é uma responsa enorme.


Eu para sair dando aula por aí com aval e autorização do MEC, eu tive que ficar 3916 horas em sala de aula e mesmo após essas horas que podem ser divididas por 48 meses ou 4 anos, eu tive que fazer uma atividade com mais de 50 páginas que se intitula de TCC e sabe qual foi o tema?


A Importância do Método Comunicativo no Ensino



Ah Mila, mas você está sendo metida ( palavra fofa porquê sei que estão pensando bem pior sobre mim) se garantindo na faculdade que nem todo mundo pode fazer. Opaaaaa, hoje todo mundo pode estudar, basta querer, FIES está aí para isso.


Sei que após essa publicação, eu estarei travando a minha segunda guerra na profissão, mas eu como Educadora, me sinto no dever de orientar todas essas futuras alunas. Gente que se forma hoje e amanhã já é instrutora e depois de amanhã já está formando outras instrutoras, não, não é assim que funciona! Ser Educadora, formar educadora, vai muito mais além do que saber usar um pincel e um pote de gel.


Eu juntamente com outros grandes profissionais, temos conversado bastante sobre essa problemática que está surgindo no mundo Nail Care. Se vamos achar solução, eu simplesmente não sei, mas venho aqui dar a minha cara a tapa e ser a primeira a falar desse problema em nossa profissão.


Outro problema são profissionais com “falsos” currículos, galera parem de inventar nome. Por exemplo, não existe PHD com Bacharelado em alongamento de Unhas, nem aqui no Brasil e nem em lugar nenhum, até porquê você para fazer PHD você tem que ser primeiro bacharel, um vem antes do outro.
Para receber o título de bacharel, é necessário que se faça todas as cadeiras de uma faculdade de nível superior, porém em alguns países, bacharel continua sendo apenas o indivíduo que concluiu o ensino secundário, ou ensino médio, logo, esse seu título vale de nada para quem realmente pesquisa as coisas.


As que pensam em se formar em Instrutoras, procurem empresas que dão aval para isso, eles podem se responsabilizar por quaisquer problemas técnicos, além de ter um corpo pedagógico dentro da empresa.
Exemplo de alguma delas:


Cuccio com o PEC
Adore com o PTI
Piu Bella com o TIP
Keragel
Honey Girl
Harmony


Aí vocês irão me dizer, nossa Mila, mas essas empresas nos cobram um absurdo! Eu não acho absurdo você cobrar por ano de estudos dos profissionais que instruem nessas empresas, eu não acho um absurdo o valor da sabedoria, conhecimento e valor profissional a ser passado.

Ah, mas a fulana pensa nas que não tem condições de pagar e cobra mais barato por um curso desse! Mas as fulaninha que cobra mais barato não tem um respaldo pedagógico que essas empresas tem, já parou para pensar nisso? Estamos falando de coisa séria gente. Condições todo mundo tem, basta saber se organizar. O problema é que nos acostumamos já a nos fazer de vítima da sociedade o tempo todo.
Quando se quer chegar a um nível a cima da profissão é porquê já passou pelas outras etapas, então condições de pagar tem sim, até porquê você é seu melhor investimento. Imagina você se formar barato e ficar anos desatualizada por não "ter condições" de investir, o seu padrão de ensino / aprendizado cai e é nisso que essas grandes empresas pensam, no Padrão de Ensino e não um ensino a Deus dará.

Lembra lá no texto I quando eu falei que eu fali? Eu fali e me reergui com uma criança de meses no colo, ninguém me deu 1 centavo para o leite dele, nem mesmo o pai, e eu hoje não estou aqui?

Espero que eu possa ter dado uma luz no fim do Túnel para algumas, e para as que acham que eu apaguei essa luz, aprendam a fazer sua vela, mantenham acesa essa luz com muito estudo, sabedoria e dedicação. Pense no próximo, pense se você gostaria de estar do outro lado.


Aqui quem vós fala é a Camila De Toffoli dos Santos, Tecnica em Gerência e Administração com resposicionamento profissional, Graduada / Bacharel em Letras, Pós graduada em Liderança e Coach.





Comentários

  1. Show. Sou sua fã. Quero demais fazer seu curso. Te sigo. Tenho seu zap. Te sigo no Instagram etc...👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui ;)

Postagens mais visitadas